A Gartner é uma empresa de pesquisa e consultoria renomada que tem como principal foco oferecer insights de negócios, orientações e ferramentas para ajudar gestores e líderes nas tomadas de decisão.
Uma das soluções oferecidas pela Gartner em seu site é a ferramenta de Avaliação de Maturidade de Marketing Digital (Gartner Marketing Maturity Assessment Tool). Através de perguntas que avaliam nove (9) competências do negócio (Inovação, Recursos, Experiência do Consumidor/UX, Marketing Multicanal, Social, Mobile, Comércio Digital, Marketing Analytics e Operações), a ferramenta da Gartner gera uma escala de maturidade que vai do nível Nascente (empresas novas e/ou em nível incipiente) ao nível Mestre (empresas mais maduras e/ou com competência digitais avançadas).
Para avaliar a maturidade digital do seu negócio, você irá selecionar cada uma das nove (9) competências da ferramenta e responder questões específicas – selecionando seu nível (de 1 a 5) atual e desejado nas práticas relacionadas a cada competência. Abaixo, um exemplo com a competência Social:
Embora a ferramenta da Gartner seja excelente para um diagnóstico inicial da atuação do marketing digital de um negócio, ela não é o suficiente para uma pesquisa mais profunda e precisa da atuação. Outros métodos são recomendados para complementar essa investigação e gerar os insights necessários para o planejamento. Interessado em saber mais sobre o assunto ou sobre os nossos serviços de Pesquisa e Inteligência, clique aqui e vamos conversar 😉