Recentemente, o Instagram fez novas alterações no funcionamento do seu algoritmo e o time da ferramenta Hootsuite fez um mapeamento dos fatores que impactam na visibilidade dos conteúdos desta mídia social.

Como o algoritmo do Instagram funcionará em 2021?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de regras que decide qual conteúdo será ou não visto por um usuário. Cada vez que alguém abre o Instagram, o algoritmo examina instantaneamente todo o conteúdo disponível e decide:

  • Quais postagens vão para o topo do feed de notícias e em que ordem;
  • Quais postagens são apresentadas na guia Explorar;
  • Em que ordem Stories, vídeos ao vivo, Momentos e vídeos IGTV aparecem, no feed e suas respectivas guias, etc.

Fatores de ranqueamento do Algoritmo Instagram:

  • Interações

O algoritmo pressupõe que as pessoas que interagiram com sua conta no passado estarão interessadas em seu novo conteúdo.

Portanto, quando decide mostrar uma postagem para um de seus seguidores, ele avalia seu relacionamento:

Você segue um ao outro? Eles procuraram por você pelo nome? Vocês trocam mensagens ou deixam comentários? Vocês marcam uns aos outros em suas postagens? Eles salvam suas postagens?

Ou seja, se envolver com os seus seguidores é vital para aumentar seu alcance orgânico.

    • Interesses

    Para marcas, um sistema que atende às preferências das pessoas significa que seu conteúdo orgânico deve ser verdadeiramente atraente para seu público-alvo para que o algoritmo o mostre para eles. Ou seja, desenvolver uma voz consistente e contar uma história que importa para as pessoas.

    • Recência

    O algoritmo do Instagram também assume que as postagens mais recentes costumam ter uma classificação mais elevada no feed de notícias do que as antigas.

    • Frequência de Uso 

    Se o seu perfil possui seguidores que abrem os feeds 12 vezes por dia, é mais provável que eles vejam mais sua postagem do que pessoas que acessam o Instagram duas vezes por dia.

    Pessoas que não abrem o aplicativo frequentemente acabam com um acúmulo de conteúdo e, portanto, dependem mais do algoritmo para selecionar o que vão ver.

    • Seguidores

    Essa lógica é semelhante à anterior: pessoas que seguem 1000 contas perdem mais postagens do que aquelas que seguem 100 contas.

    • Tempo de Uso 

    Se seus seguidores gastam muito tempo com seus feeds, eles também têm mais probabilidade de ver todas as postagens disponíveis.

    Dicas para trabalhar com o algoritmo do Instagram em 2021:

    • Priorize explicitamente os carrosséis, as postagens que geram mais engajamento são recompensadas com mais alcance. As postagens de carrossel representam 17% das postagens de feed e, de acordo com a própria pesquisa da Hootsuite, elas puxam 3 vezes o engajamento e 1,4 vezes o alcance de outros tipos de postagem.

     

    • Mantenha a consistência das postagens. Em média, as empresas postam, em média, 1,56 postagens em seu feed por dia. Se isso parece demais para sua operação familiar, fique tranquilo, pois apenas aparecer de forma consistente (todos os dias da semana, por exemplo) é o suficiente para manter a bola rolando.

     

    • Evite enganar o sistema. A compra de seguidores do Instagram e a automação do Instagram não funcionam.

     

    • Experimente novos recursos (especialmente Reels). Embora o Instagram não tenha confirmado isso oficialmente, faz sentido – o Instagram quer que o Reels copie o sucesso do TikTok, como Stories fez Snapchat e IGTV fez YouTube.

     

    • Use hashtags de forma inteligente. Agora, o aprendizado de máquina classifica o conteúdo social de maneiras muito mais complexas, mas usar as hashtags certas em suas postagens pode ajudar as pessoas a descobrir você, mesmo que não o sigam.

     

    • Publique quando sua audiência está online. As pessoas gastam em média 30 minutos por dia no Instagram, e o Instagram quer fornecer conteúdo recente e relevante para elas.

     

    • Se engaje com seu público. Se você ganhar corações, você ganha o algoritmo. Quaisquer que sejam seus KPIs para o Instagram – conscientização, conversões, e-mails, contagem de seguidores – o sucesso só vem quando você toca nos corações e mentes do seu público.

    Quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram? Confira o post completo do Hootsuite aqui.