Por Edu Vasques
O volume de informações e a necessidade de manter a roda girando são grandes desafios quando o assunto é marketing digital. É muito fácil se perder em recomendações de diversos tipos de profissionais.
Para que isso não aconteça, separamos alguns mitos e verdades que podem ajudá-los a compreender e desvendar um pouco melhor esse universo.
Mito 1 | Mídias sociais são só para grandes empresas.
Nada disso! Ao contrário. Os modelos criados, especialmente de publicidade, potencializaram a chance de microempresas e microempresários apresentarem seus produtos e serviços a custos acessíveis e que permitem geração de negócios independentemente do porte da organização.
Mito 2 | Na internet tudo é barato demais ou de graça.
Essa é realmente uma lenda. Por mais que você invista muito pouco, sempre haverá um custo – de produção, de desenvolvimento de conteúdo, de investimento para divulgação. Mais do que isso, você vai investir sua criatividade e, principalmente, o seu tempo. E, sabemos, tempo é dinheiro.
Mito 3 | “Consigo medir absolutamente tudo”
Claro que os meios digitais ajudaram bastante a seguir a trilha das pessoas e entender comportamentos dos seus públicos, mas há ainda muitas discussões sobre a organização destes dados e a forma de compreender a trilha completa de navegação das pessoas.
Mito 4 | “Deu certo para o outro, vai dar para mim”
Todo mundo se transformou, potencialmente, em um canal de mídia. Mas não é porque determinado empreendedor ou empresa fez e deu certo que vai funcionar pra você. Claro que existem boas práticas, mas é importante analisar com cuidado e pensar se aquele modelo se aplica ao seu negócio, ao seu produto e, principalmente, ao seu público.
Mito 5 | “Um perfil ou página nas redes sociais é igual um site”
De jeito maneira. A forma e as características apresentadas pelas mídias sociais são bastante diferentes e com outros propósitos. Isso não significa que as duas coisas não podem (na verdade, devem) trabalhar de forma integrada e pensada para que sejam complementares. Além disso, jamais dependa da plataforma de terceiros. Eles ficam com os dados, você não. Pense em como otimizar a captura de dados e relacionamento em canais proprietários.